quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Pela primeira vez em sua história, Pio XII comemora o Dia Nacional da Consciência Negra

Pela primeira vez em sua história, Pio XII comemora o Dia Nacional da Consciência Negra. A iniciativa partiu do Centro de Ensino Jansen Veloso (CEMA) e contou com a adesão do colegiado da escola, professor@s, alun@s, pais, funcionári@s e pessoas da comunidade escolar.

Pela manhã, a escola realizou uma passeata pelas principais ruas da cidade. À noite, todos se juntaram para apresentar um vasto painel da contribuição do negro na formação da cultura brasileira.

Religiões afro-brasileiras, comidas típicas, danças como cacuriá e carimbó, expressões musicais como o samba, reggae e rap, foram exibidos em performances e apresentações áudio-visuais.

Os alunos do 3º B apresentaram um curta-metragem narrando a história de Zumbi, o líder negro do quilombo dos Palmares, cuja provável data de morte, 20 de novembro, serviu para a definição do Dia da Consciência Negra.

O evento foi concluído com o “Canto das três raças”, grande sucesso musical na voz de Clara Nunes. A música, apresentada pelas alunas Wanderlane e Emily, contagiou todo o público presente, que cantou num coro único.

A partir deste 20 de novembro, o CEMA adota a data em seu calendário escolar, procurando, a cada ano, torná-la cada vez mais bela. Espera-se que, a partir da iniciativa do CEMA, a data passe a fazer parte das lutas do povo negro piodozense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário