quinta-feira, 17 de abril de 2008

Juiz Jorge Moreno: uma aula de cidadania em Pio XII – 2ª parte

Foto: Annes Lima Silva Souza

O juiz Jorge Moreno é conhecido nacionalmente pelo trabalho que realiza em prol dos direitos humanos, procurando mostrar aos cidadãos quantos direitos nos são negados pelas classes dominantes, que tentam nos fazer aceitar com resignação as desgraças que nos causam.

Na palestra apresentada por Moreno na terça-feira passada, em Pio XII, entre outras coisas ele destacou as artimanhas utilizadas por algumas prefeituras em conluio com as câmaras municipais, que, em acordo com a Cemar, inserem na conta de energia a cobrança da taxa de iluminação pública. Sem defesa, o consumidor se vê obrigado a pagar a taxa, caso contrário sua energia é cortada. O juiz demonstrou o abuso contra o cidadão, presente nessa arapuca armada por estes políticos.

O juiz lembrou também que a partir do dia 15 abril, ou seja, terça-feira passada, as prefeituras são obrigadas a deixar à disposição dos cidadãos a prestação de contas relativas ao ano de 2007. Grande parte das pessoas presentes à reunião se comprometeu a ir à prefeitura de Pio XII observar se tal direito está sendo respeitado (é bom lembrar que o atual prefeito Raimundo Rodrigues Batalha já está sendo processado por esse motivo, conforme processo nº 0147412007, disponível no site do Tribunal de Justiça do Maranhão).

O autor deste blog, por sua vez, mostrou que Pio XII é uma cidade coronelista, cujos principais políticos vivem da compra de votos e da perseguição aos adversários. Tais políticos, quando saem do poder, estão cada vez mais ricos; quanto à população de Pio XII, continua entre as mais pobres do Brasil.

A reunião foi uma grande aula de cidadania e, ao mesmo tempo, uma audiência pública sem igual na história de Pio XII: tanto pelas verdades incomôdas reveladas pelo juiz Moreno como pelo fato de ter sido transmitida ao vivo pela rádio Babaçu FM. O evento foi parte da Jornada dos Direitos Humanos, realizada pela Diocese de Bacabal, com início no dia 8 de abril e encerramento na próxima sexta, 18, na cidade de Bacabal.


P.S.: o vídeo com os principais trechos da palestra do juiz Jorge Moreno estão disponíveis para quem se interessar (só um detalhe: o áudio não está muito bom devido às limitações da câmera e à acústica do ambiente)

2 comentários:

  1. Parabéns o seu blog continua show de bola! Continue assim. Abraços.


    Renato Waquim.

    ResponderExcluir
  2. Parabens gostei da materia seja feliz.

    ResponderExcluir