quarta-feira, 23 de abril de 2008

Universidade Estadual do Maranhão lança livros na Academia Brasileira de Letras

Foto: Uema

Hoje, às 9 horas e 30 minutos, no salão nobre da Academia Maranhense de Letras (AML), em São Luis, a Universidade Estadual do Maranhão realiza solenidade de lançamento de dez livros, publicados sob o selo da editora Uema (Eduema). A solenidade será presidida pelo reitor José Augusto Oliveira, e contará com a presença do presidente da AML, Lino Moreira, de autoridades políticas, educacionais, intelectuais e outros convidados.

Ao todo serão lançados dez livros, sendo 9 de professores da UEMA e um de um funcionário da instituição. Textos de alunos e ex-alunos da UEMA também estão presentes no livro Cessin em contos e em cantos, sob a organização da professora Gedite Fontes Tavares. Os outros nove livros são: Catálogo histórico da imprensa maranhense: do prelo ao prego - Capital e Municípios, volumes 1 e 2, de Quincas Vilaneto; RH: treinamento e sua importância nas organizações, de Ilmar Polary; Gestão mercadológica: estratégias eficazes para colocação de produtos no mercado, de José R. S. Morais; Concreto armado na prática, de Ronaldo Sérgio Coelho; Fauna silvestre: conhecer para preservar, de Lígia Almeida Pereira, Lorena Santos Gonçalves e Alana Lisléa de Sousa; Urbanização e desenvolvimento sustentável, de Frederico Lago Burnett; Fundamentos de mecânica das estruturas, de Ângela Hadade Simões e Análise e métodos numéricos para engenharia, de Henrique Mariano do Amaral.

Segundo o Reitor, a data do lançamento das obras coincide com a celebração do Dia Mundial do Livro, instituída pela Conferência Geral da Unesco, em 1996, com o Dia do Direito do Autor, uma conquista reconhecida pela Declaração Universal dos Direitos do Homem e com as datas de morte de dois dos maiores gênios da literatura mundial: William Shakespeare e Miguel de Cervantes, ambos falecidos em 1616, exatamente a 23 de abril. O evento também prestigia os 100 anos da Academia Maranhense de Letras, que serão comemorados no dia 10 de agosto.

O livro Cessin em contos e em cantos é fruto do esforço da professora Gedite Fontes Tavares, que procurou reunir textos de grande qualidade literária, escritos por alunos e ex-alunos do Centro de Estudos Superiores de Santa Inês.

Entre os cantos e contos do livro estão alguns escritos pelo autor desse blog, um dos quais pode ser lido abaixo, o conto Maria:

Maria

Gilcênio Vieira Souza


- O senhor tem certeza que era ela?

- Era ela, tenho certeza.

- O senhor já conhecia ela?

- Eu já tinha visto ela pela BR...

- O senhor só tinha visto ou já transou com ela?

- Transar, assim, não foi bem uma transa não...

O motorista insistia que era Maria, possibilidade que o delegado se recusava aceitar.

Maria nasceu há 17 anos, num lugar chamado Pindura Saia, município de Pio XII, cujo nome é uma homenagem ao papa que, pelo que hoje sabemos, calou-se diante da perseguição aos judeus e protegeu nazistas, ao fim da 2a guerra mundial; não estranhemos essa homenagem: a maioria dos homenageados com nomes de cidades, ruas, obras, são pessoas pouco escrupulosas.

O pai, Maria jamais conhecera. Um homem, a quem o vulgo batizou simplesmente de Zé Grande, engravidou a mãe de Maria e abandonou-a três meses depois para, segundo o dito cujo, ganhar muito dinheiro no garimpo. Não se sabe até hoje quanto ele ganhou, se é que ganhou, ou se perdeu o principal, a vida, que, por motivos óbvios, ainda é o bem mais importante que possuímos (para alguns, o único bem).

Mesmo esperançosa de um dia abrir a porta e encontrar à frente o sorriso dourado de Zé Grande, a mãe de Maria – que também se chamava Maria – juntou-se a um outro homem rude, cortador de juquira, pau pra toda obra, como se costuma dizer, de nome Manoel, mas só conhecido e reconhecido de todos pelo apelido de Pé de Cabra. Com ele, teve mais três filhos, dois meninos e uma menina.

Maria ajudava a mãe a cuidar dos meio-irmãos, a plantar, quebrar coco, fazer carvão e o que mais fosse preciso. Quando Maria tinha seus doze anos, o dito Pé de Cabra, seu padrasto, quando sozinho com ela passou constantemente a cercá-la de falsos carinhos e palavreado ainda mais hipócrita e, por último, a ameaçá-la de morte, caso a menina revelasse para a mãe o assédio que sofria.

Transtornos tais Maria viveu até os 16 anos, quando, ao ser violentada pelo padrasto, chamou a atenção da mãe e outras pessoas mais com gritos e lágrimas. Apesar do flagrante, a mãe acreditou ou fingiu acreditar na inocência de Pé de Cabra, que insinuou que a menina vivia seduzindo-o há algum tempo, com o feitiço do sexo que desabrochava.

A mãe assistiu, sem atitude, o padrasto expulsar Maria de casa, semi-nua e sem nem mesmo um chinelo no pé.

O resultado é que a menina virou prostituta de beira de estrada. E, enganada por alguns clientes que, ao final da transa jogavam para ela uma nota de 1 real (e olha que ela cobrava a mísera quantia de 5 reais), e também por ter aceito aquele valor em dias em que o estômago falava mais alto, Maria se transformou em motivo de chacota entre as colegas de difícil vida fácil, que passaram a chamá-la de rapariga de 1 real.

Poucos meses depois de cair nesse destino sombrio, Maria engravidou. E, no 7º mês de gravidez, foi levada às pressas para o hospital, sofrendo hemorragia.

O médico de plantão não estava e uma das enfermeiras que a atenderam mandou que parasse de gritar, pois, segundo a insensível criatura, “na hora de fazer, não pensou nisso”.

É triste ser lacônico ao descrever as circunstâncias em que vida e morte passam a ter um limite efêmero, mas, em resumo, Maria morreu.

Daí o delegado não acreditar na história contada pelo caminhoneiro, dizendo ser Maria a moça que aparecera na cabine do seu caminhão, perguntando:

- Cadê o meu dinheiro?

O homem declarou ter caído da cabine, com o susto, pois a porta do motorista estava aberta, e desmaiou, não sabendo exatamente por quanto tempo ficara desacordado. Ao acordar, descobriu que todo o seu dinheiro tinha sido levado.

Esse foi o primeiro caso. Contudo, outros relatos já apareceram, conforme as declarações de motoristas vários que percorrem a BR 316 no trecho entre as cidades de Pio XII e Santa Inês.

Todos insistem que a mulher que os atemoriza, chegando repentinamente como que do nada, e leva o dinheiro que trazem consigo,

é Maria...


Com informações da UEMA, disponíveis em: http://www.uema.br/noticias/noticia.php?id=4372

Nenhum comentário:

Postar um comentário