sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Escolas estaduais realizam eventos antes do feriadão

O Centro de Ensino Newton Bello e o Centro de Ensino Jansen Veloso (CEMA) aproveitaram os dias antes do feriado prolongado para fazer uma reflexão sobre o trabalho pedagógico e promover atividades de socialização entre professores, alunos e comunidade.

Newton Bello promove gincana entre os alunos

Nos dias 10 e 11, o Newton Bello realizou uma gincana envolvendo estudantes dos turnos matutino e vespertino.

A gincana mobilizou os alunos em provas físicas, intelectuais e de expressão corporal e verbal. As tarefas despertaram a empatia da comunidade, que acompanhou o desempenho dos alunos nas provas, que aconteceram em frente à escola, na Praça do Gavião e em outros pontos do centro comercial de Pio XII.

A gincana representou um momento extra de socialização entre os alunos, entre alunos e professores e entre a escola e a comunidade.

No final, os alunos receberam medalhas por prova disputada. Para o diretor do Centro de Ensino Newton Bello, Espedito Firmo de Andrade, as atividades simbolizaram também uma homenagem ao Dia da Criança, comemorado neste 12 de outubro, junto com o feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida.

CEMA realiza seu 10º Encontro Pedagógico

O Centro de Ensino Jansen Veloso (CEMA), por sua vez, aproveitou os dias 10 e 11 para fazer uma reflexão sobre o trabalho pedagógico e reestabelecer o seu compromisso por uma educação de qualidade.

O evento é resultado principalmente dos esforços da diretora adjunta, Walkyria de Fátima Andrade, e inicia uma tradição reflexiva sistemática sobre aspectos essenciais da realidade pedagógica brasileira. O encontro discutiu questões imprescindíveis para a reflexão docente, como a avaliação da aprendizagem escolar, a relação entre escola e capitalismo e as referências do SAEB para língua portuguesa e matemática.

No dia 10, pela manhã, aconteceu a palestra “Os determinantes do sistema capitalista interferem na sala de aula?”, proferida pelo professor Gilcênio Vieira Souza. Após a exposição do palestrante, os professores fizeram uma reflexão coletiva sobre as limitações do trabalho docente, a partir das imposições do sistema, mas, ao mesmo tempo, a possibilidade de os educadores construírem uma práxis que se contraponha à lógica da exclusão e propicie a elevação do senso de cidadania dos alunos.

Na tarde do mesmo dia, foi feito um estudo do livro “Avaliação da aprendizagem escolar”, de Cipriano Luckesi, uma referência obrigatória para a compreensão da delicada questão da avaliação escolar.

Ainda à tarde, a professora Valmilúcia e o professor Ribamar Medeiros expuseram as matrizes de referências do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), intermediados pelas reflexões pertinentes da professora Walkyria de Fátima.

O encontro foi encerrado na manhã do dia 11, com a discussão sobre o livro de Luckesi e a escolha de mais uma obra essencial para a transformação da realidade educacional brasileira, o livro “Didática”, de José Carlos Libâneo, que será estudado e debatido no próximo encontro.

Para o diretor do Centro de Ensino Jansen Veloso, José de Ribamar Jorge Andrade, o encontro foi um momento de reflexão, reorganização do trabalho pedagógico e reafirmação do compromisso com a educação.

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