terça-feira, 30 de outubro de 2007

CESSIN comemora 10 anos de existência

Nos dias 24, 25 e 26 de outubro o Centro de Estudos Superiores de Santa Inês (CESSIN) comemorou 10 anos de existência. O pólo da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) em Santa Inês foi criado em 15 de julho de 1997, resultado de uma parceria entre a UEMA, a prefeitura de Santa Inês e a Companhia Vale do Rio Doce. Como informa o folder comemorativo, “atualmente mais de dois mil profissionais estão formados através do Centro de Estudos Superiores de Santa Inês”.

Durante os três dias, o CESSIN realizou atividades científicas e culturais, como os mini-cursos “How to Teach English”, ministrado por Fabrício Fernandes, professor da FISK, e “Learn English”, ministrado por Hildenê Alves Severo, professora da UEMA. Entre as atividades culturais, shows com Zé Carlos da Fé e Jojó, recital de poesia e show de humor.

Na abertura das comemorações, a professora Maria das Graças Figueiredo da Silva, discursou representando o corpo docente. Como primeira diretora do CESSIN, a professora Maura Cléia Araújo Silva lembrou o esforço pioneiro para efetivar a parceria que deu origem ao Centro de Estudos e algumas das pessoas responsáveis pela consolidação dessa parceria. Fui convidado para falar representando os alunos, convite que me deixou bastante honrado.

Ainda na abertura, o prefeito de Santa Inês, Roberth Bringel, a diretora do CESSIN, Edite Sotero Sampaio Leal, e o vice-reitor, Gustavo Costa Pereira, destacaram a importância educacional do CESSIN ao longo desses 10 anos.

Uma das iniciativas ressaltadas no evento foi a publicação do livro “CESSIN em contos e em cantos”, trabalho coordenado pela professora Gedite Fontes Tavares. Embora a obra não tenha sido lançada durante o evento, o livro está pronto, dependendo apenas da Biblioteca Nacional para ser entregue ao público. Segundo a professora Gedite, o lançamento do livro está previsto para o dia 24 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário