domingo, 21 de outubro de 2007

Eleições da UMES Pio XII: uma vitória da ética e da cidadania

Ontem, 19, a União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES) de Pio XII realizou eleição para renovação da diretoria para o biênio 2007-2009. O processo eleitoral foi marcado por forte expectativa, em função das manobras da atual diretoria, do regulamento anti-democrático da eleição e das provocações e baixarias efetuadas por Pedro Lopes – atual “presidente” da UMES e candidato pela chapa 1 – e por Assis Filho, ex-presidente da UMES e principal cabo eleitoral da chapa 1.

Devido à sua política de submissão ao poder, a UMES de Pio XII vive há muito no imobilismo, as reivindicações dos estudantes foram totalmente esquecidas e a sede da entidade, em vez de representar um lugar de apoio à mobilização estudantil, serve mais para farras e bebedeiras.

O processo eleitoral foi marcado por manobras, nas quais ficava evidente a tentativa de Pedro Lopes e Assis Filho em não perder o controle da situação. A primeira e mais absurda manobra foi colocar no regulamento da eleição uma cláusula que criava um colégio eleitoral de delegados, em que cada voto valia quinze vezes mais que o voto dos demais estudantes. Nem a ditadura militar pensaria em algo tão maquivélico!

Outra manobra foi Assis Filho aparecer como “presidente” da comissão eleitoral, sem que ninguém o tivesse eleito. Com esses dois artifícios, Pedro Lopes e Assis Filho acreditavam que podiam fraudar a rejeição das urnas.

Diante das arapucas que se armavam, do clima de intimidação contra os estudantes, que provavelmente ocorreria, com a presença de trogloditas “contratados” em São Luis, como aconteceu na última eleição da UMES, apresentei requerimento ao Ministério Público Estadual, no dia 09/10, solicitando providências no sentido de impedir que atos de violência e/ou desrespeito às crianças e adolescentes pudessem se efetivar durante o processo eleitoral.

Iniciada a campanha eleitoral, em vez de apresentar propostas, Pedro Lopes e Assis Filho começaram a espalhar mentiras e baixarias contra os candidatos a presidente e vice pela chapa 2, Dário e Denilson, e contra mim (por eu ter escrito uma matéria conscientizando os estudantes sobre os perigos de votar em indivíduos tão anti-éticos).

Enquanto isso, a chapa 2 mostrava aos estudantes os seus planos para fazer da UMES uma entidade ética e combativa.

Como já se esperava, Pedro Lopes e Assis Filho trouxeram seus colegas de São Luis, que só não puderam intimidar os estudantes, como da vez passada, devido ao papel vigilante do Ministério Público e da polícia militar.

Enquanto os estudantes votavam em suas próprias escolas, os delegados votavam numa urna localizada no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pio XII.

Para garantir a segurança da eleição, a apuração foi realizada na delegacia. A apuração começou ainda na noite do dia 19. Abertas as primeiras urnas, a chapa 2 vencia por larga vantagem. A apuração continuou hoje, 20, e a chapa 2 continuava expandido sua vantagem sobre a chapa 1. Quando chegou a urna com o voto dos “delegados”, a lista de votantes estranhamente desapareceu, o que foi motivo para que o “presidente” da comissão eleitoral, Assis Filho, e a chapa 1, gerassem um impasse na apuração.

Mas, a lista foi encontrada... Onde? Numa pasta pertencente a Assis Filho...

Foi a última manobra. Apurados, os votos dos delegados não foram suficientes para cobrir a grande vantagem já estabelecida pela chapa 2. O resultado da eleição, foi:

Chapa 1 = 1227 votos

Chapa 2 = 2347 votos

Nulos = 90 votos

Brancos = 10 votos

TOTAL = 3647 votos

Vitória esmagadora da chapa 2.

Momento histórico

Pio XII parou. Não apenas para acompanhar a apuração da eleição da UMES, mas para se solidarizar com a chapa 2. As ações de Pedro Lopes e Assis Filho encaminhavam-se no sentido de fraudar a eleição, ou pedir a sua anulação, diante da constatação de que a chapa 1 sofreria uma humilhante derrota.

Mas os planos dos dois foram por água abaixo. O trabalho do Ministério Público e do promotor, Dr. Moisés Caldeira Brant, a ação cidadã da Polícia Militar, a imprensa independente (a rádio Babaçu transmitiu a apuração ao vivo), mas, principalmente, a comunidade como um todo – todos os esforços convergiram para evitar a fraude por parte da chapa 1 e deixar as urnas expressarem a vontade dos estudantes e o seu sentimento de indignação.

Parabéns estudantes, parabéns chapa 2, parabéns Pio XII: esta é uma vitória da ética e da cidadania.

2 comentários:

  1. DEPOIS DE TEREM SIDOS REJEITADOS PELOS ESTUDANTE DE PIO XII NAS ELEIÇÕES DA UMES 2007, ASSIS FILHO E PEDRO LOPES PLANEJAM CRIAR UMA NOVA ENTIDADE ESTUDANTIL NO MUNICÍPIO, OS MESMOS NÃO RESPEITAM A DECISÃO DOS ESTUDANTES EM COLOCAREM NOVAS PESSOAS PARA REPRESENTÁ-LOS NO MOVIMENTO ESTUDANTIL NO NOSSA CIDADE,ESTADO E/OU PAÍS.
    MAS TEM UM PEQUENO DETALHE, PRA ELES CRIAREM UMA NOVA ENTIDADE PRECISAM DE ESTUDANTES, ATÉ POR QUE A ENTIDADE É ESTUDANTIL,E NÃO VAI SER FÁCIL PRA ELES CONQUEISTAREM OS ESTUDANTES,SABE POR QUE? R= OS ESTUDANTES ESTÃO CANSADOS DE SEREM MANIPULADOS E USADOS POR SEUS "REPRESENTANTES" POIS ENQUANTO OS ESTUDANTES PARTICIPAVAM DE PASSEATAS E OUTROS EVENTOS QUE ERAM REALIZADOS PELA "UMES", ASSIS E PEDRINHO IAM CRESCENDO COM OS POLITICOS PARTIDÁRIOS E COM AS LIDERANÇAS DO ESTADO. HEITA QUE RAPAZES ENROLADOS.UM DELES PAGA SEUS ESTUDOS ATÉ HOJE EM SÃO LUÍS AS CUSTAS DOS ESTUDANTES... TÔ DIZENDO MERMO. JÁ CHÊGA! XÔ COISA RUIUM!!!!

    ResponderExcluir
  2. O NOME DA NOVA ENTIDADE É: AMES- Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas de Pio XII.

    ResponderExcluir