sábado, 13 de junho de 2009

Servidores solicitam à Câmara criação de projeto de lei de valorização dos profissionais da saúde

Na quarta-feira, 10, uma comissão de servidores da saúde do município de Pio XII entregou ao presidente da Câmara, vereador Claudinho, e ao vereador Josué Lima, membro da Comissão de Saúde da Câmara, um documento solicitando a criação de projeto de lei de valorização dos profissionais da saúde. O documento pede que os servidores sejam valorizados em seus direitos básicos, com a criação de um piso salarial da categoria, definição de uma alíquota para reajuste salarial e de uma data-base para esse reajuste, pagamento do adicional de insalubridade, do adicional noturno, de horas-extras, humanização das relações de trabalho e respeito por parte dos superiores. A comissão solicitou ainda a realização se uma audiência pública sobre o setor de saúde.
A questão foi abordada na sessão da Câmara de ontem, 12. A vereadora Duduca parabenizou o “exercício da cidadania” dos servidores da saúde que estão mobilizados pelos seus direitos. “Se a gente não se unir, a gente não consegue nossos objetivos”, completou.
O vereador Sepa destacou que “um salário de 570 reais para quem trabalha dia e noite é uma injustiça”. Lembrou ainda que os servidores aguentam muito abuso, tanto dos diretores do hospital, como da sociedade. Que se “pague um salário digno”, para que os servidores “recebam a sociedade de braços abertos”, concluiu Sepa.
O vereador Josué Lima responsabilizou a secretária de Saúde, Paula Celina Batalha, filha do prefeito Mundiquinho Batalha, pelo “mau pagamento dos funcionários da saúde”.
Os vereadores aprovaram convocatória para que a secretária de Saúde preste esclarecimentos à população na sessão da próxima sexta-feira, 19/06.

Unidade Mista São Sebastião volta a ser palco de denúncias
A vereadora Duduca voltou a tocar na questão da mudança do hospital do município, a Unidade Mista São Sebastião, cujas instalações estão sendo transferidas de prédio próprio do município, localizado na Rua JK em frente à praça, para prédio particular, pertencente ao Dr. Pereira, na Rua Frei Heraldo. Duduca questionou se haveria uma real necessidade ou se a mudança tem como objetivo dar lucros a um correligionário do prefeito. “Alguém já deveria ter vindo a essa casa dar explicações”, enfatizou Duduca. “O gestor desse município não tem o mínimo respeito para com essa casa e para com a população”, concluiu a vereadora.
O vereador Josué Lima lamentou o fato de, como membro da Comissão de Saúde da Câmara, não ter sido comunicado sobre a mudança do hospital. Comunicou que após a sessão faria uma visita à Unidade Mista São Sebastião, convidando a população para acompanhar ele e outros vereadores na visita. Josué lembrou que várias vezes foi ao hospital do município e não encontrou o médico plantonista: “quantas e quantas vezes tive que ir na casa do médico, Dr. Ambrósio, irmão do vice-prefeito”, para que o médico comparecesse ao seu plantão. E concluiu: “se nós baixarmos a cabeça para o que está acontecendo em Pio XII, para onde vai a saúde de Pio XII?”

Um comentário:

  1. É incrível como o nepotismo neste país é algo que está enraizado nas entranhas do poder estadual e do poder municipal. E PIO XII, não está longe desta realidade triste e deprimente. E é nesta terra abençoada pela corrupção que digo: Quanta gente incompetente! Quanta gente burra! Quanta gente que deveria está na cadeia respondendo por atos ilícitos! Quanta gente se aproveitando de grandes oportunidades! Quanta gente embolsando o dinheiro público! Quanta gente desonesta! O povo? Que se lasca! Os vereadores de PIO XII terá muito trabalho em fiscalizar esse prefeito oportunista sem visão de gestão pública, onde só "alimenta" suas crias. É dever e obrigação da Câmara dos Vereadores, fiscalizar o prefeito da cidade, portanto, é de cunho tambem a população exigir dos vereadores tal obrigação. Vamos à luta! Por que não? Tem-se medo! A ação dos servidores da saúde em exigir seus direitos é algo constituciional, é um direito deles. Estão de parabens pela iniciativa. Só desejo que um dia seus direitos sejam dados e desejo, com toda força, que os vereadores da Camara Municipal de Pio XII tenha punho e força juntamente com a sociedade de Pio XII, a exercer pressão, cobrança e pontos nos is, junto ao prefeito. Tenho certeza de que há muita "mutreta" nesta prefeitura, començando pela mudança da Unidade Mista São Sebastião. Pra quê? Qual o intuito disso? Há? Lembrei! O novo local onde irá ficar é do Dr. Pereira! Que maravilha, hein! Que tal ganhar pelo aluguel! Que tal tirar dinheiro público pelo aluguel, sabe-se lá quanto vai ser! Ta na cara que isso é robalheira. Cadê o secretário de Saúde do Estado que não ver uma coisa dessa? Cabe aqui uma denúncia ao secretário.
    Uma frase pra encerrar: A PREFEITURA É UMA TÊTA! NO FINAL A PROLE ESTÁ TODA GORDA!

    Anômino filho da terra
    São Luís - MA

    ResponderExcluir