sábado, 6 de junho de 2009

Centro de Ensino Newton Bello vai às ruas no Dia Mundial do Meio Ambiente




Ontem, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, alunos e professores do Centro de Ensino Newton Bello foram às ruas de Pio XII registrar os problemas ambientais da cidade e levar à população algumas informações essenciais sobre preservação do meio ambiente e qualidade de vida.
A programação do Newton Bello transcorreu durante toda a semana, sendo que o trabalho teve início na semana anterior, com uma pesquisa realizada pelos alunos na quinta-feira, 28 de maio, na qual procuraram detectar os principais problemas enfrentados pela comunidade local. Na segunda-feira, 1º de junho, alunos e professores discutiram os problemas detectados. Na terça, foram exibidos vídeos sobre as questões ambientais, principalmente o problema do lixo, e os alunos apresentaram minisseminários.
Na quarta, foram realizadas aulas-passeio para alguns pontos críticos da cidade de Pio XII, em que se observa grande acúmulo de lixo, falta de educação ambiental de parte da população e o descaso do prefeito municipal. Uma dessas áreas é o lixão situado na BR 316 (ver foto), no sentido Pio XII-Bacabal, triste "cartão-postal" da cidade. Outras áreas de acúmulo de resíduos visitadas pelos alunos e professores foram a Vila Batalha e a Rua 01 (por trás do colégio Alexandre Costa).
Na quinta-feira foi feita uma oficina de reciclagem, em que os alunos deram asas à imaginação e produziram vários objetos com material cujo destino certo seria o lixo.
Ontem, as atividades culminaram com alunos e professores fazendo uma grande panfletagem pelas ruas de Pio XII, visitando residências e estabelecimentos comerciais e de serviços, explicando à população os perigos do lixo. À noite, as atividades foram concluídas com palestras em frente à escola.
A iniciativa do Newton Bello recebeu inúmeros elogios, como um exemplo bastante significativo de como pôr em prática a educação ambiental. Tamanho é o entusiasmo pelo trabalho, que mesmo já tendo passado a data, um grupo de alunos continua empenhado na gravação do curta-metragem "Lixo não é brinquedo, brinquedo não é lixo".
Saiba mais no twitter do Notícias de Pio XII:
http://twitter.com/newspioxii

3 comentários:

  1. Parabéns a todos pela iniciativa.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. O que será de nosso país sem a educação? O que será do Maranhão sem educação? O que será de PIO XII sem educação? É! Meu amigo! Sem educação, realmente não dá. Pobres daqueles que estão excluídos, injustamente, dela. Sofreram eternamente os males deste mundo. Sofre todo mundo, sofre o país, sofre o Estado, sofre PIO XII. É a partir dela que se desenvolve cidadãos conscientes e críticos.
    E esta realidade, não está muito longe de PIO XII. Dentre todos os males que envolve culturalmente PIO XII, o mal da falta de educação, é o pior deles. Estudei praticamente em todos os colégios de PIO XII. Estudei no Nelton Belo e terminei o ensino fundamental no CEMA, por isso, tenho que devender a bandeira aqui, assim como defendo a bandeira da Universidade Fedearl do Maranhão - UFMA, na qual sou formado em Desenho Industrial. E isso, já se fazem muitos anos.
    Mas de lá pra cá, pouco se desenvolveu as escolas, pouco foram os investimentos nelas, e conseguentemente, pouco se tem jovens críticos e conscientes. Ainda mais adultos.
    Mas tenho um pensamento que me vem à cabeça de que uma andorinha não faz verão sozinha, mas é um começo de tudo.
    Assim, eu comparo essa iniciativa do Nelton Belo, onde todos estão de parabens pelo incentivo em desenvolver nos alunos, futuros cidadãos, o respeito ao meio ambiente. E isso é raro, em PIO XII. Não se pode deixar que essa chama se apague. E até mesmo expandir pra outras escolas. Aqui, cabe uma crítica! Cadê o CEMA?
    Mas, enfim! Espero que os jonvens de PIO XII possam, realmente, entender essa questão quanto ao respeito ao meio ambiente, e que isso não fique só no meio ambiente, que isso se vá pra outros campos sociais.
    Parabéns, a todos os alunos do NELTON BELLO.

    ResponderExcluir
  3. Não conheço o professor Emanuel mas estudei há muitos anos atrás em PIOXII e parece que nada mudou por aí e isso sim é absolutamente lamentável.
    Atualmente faço emfermagem aqui em Brasilia,segundo semestre na católica e sei bem o que é estudar em escolas da rede publica de PIOXII, concordo que a falta de educação e consciêntização das pessoas é excessiva e inrrelevante.
    Sabemos que a educação é tudo na vida de uma pessoa e ser um cidadão capaz de entender seus dereitos e deveres é entender o mundo que o cerca de forma clara e objetiva.
    Fico feliz pela a iniciativa desses alunos e quero parabenizar todos os alunos dessa escola a qual fiz parte e me orgulho disso.
    Sabemos que a Educaão nesse país é um caos,e não privilégio só de algumas regiões do nordeste sofremos por aqui também,mas no que diz respeito á educação PIOXII ainda está bem atráis. Espero sinceramente que exista alguém capaz de mudar essa realidade e assim poder acompanhar mesmo de longe e ter esperança que essa futura geração não sofrerá tanto com o descaso na educação dessa cidade, e que os políticos e cidadãos daí tenham conhecimento e consciência que as coisas só se desenvolvem em todos os aspectos com educação de qualidade.
    Parabenizo também a você professor pela iniciativa de falar e pela crítica tenho certeza que as pessoas entenderam o recado.
    um abraço a todos...............

    ResponderExcluir