sábado, 16 de março de 2013

Secretaria de Educação apresenta ao Conselho Tutelar a situação em que encontrou as escolas municipais



Respondendo à consulta realizada pelo Conselho Tutelar de Pio XII, que apurava denúncia sobre as condições da escola Paulo Freire e solicitava o calendário escolar de 2013, na última quinta-feira, 14, a Secretaria Municipal de Educação apresentou o quadro em que encontrou as escolas da rede municipal de ensino de Pio XII.
A situação encontrada pela Secretaria de Educação em janeiro de 2013 revelou a falta de investimentos em infraestrutura na rede municipal de ensino de Pio XII. Não apenas se deixou de construir escolas em número suficiente para atender ao alunado crescente, como também se constata que durante 2012 não se investiu em reformas, reparos e consertos.
Diante desse quadro, o ano letivo de 2013 começa com atraso. No entanto, “quero que todos saibam que os 200 dias letivos serão cumpridos integralmente”, afirmou a Secretária Municipal de Educação, Iara Portilho. “Em nossa gestão, o direito à educação será respeitado plenamente”, completou a secretária. 
Segundo a secretaria de Educação, o descaso observado é um dos fatores que explicam o atraso educacional de Pio XII. Segundo a Fundação Getúlio Vargas, na educação, o município de Pio XII apresenta um ISDM (Indicador Social de Desenvolvimento dos Municípios) de apenas 1,76 (numa escala de 1 a 10).
Por sua vez, o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do nosso município está estagnado, não correspondendo às expectativas do MEC, principalmente nas séries iniciais (do 1º ao 5º Ano), base para o desenvolvimento futuro nos estudos.
O relato feito pela secretaria de Educação ao Conselho Tutelar vai ser apresentado também ao Ministério Público, em reunião a ser realizada na próxima semana.

“Escola” na Taboca.

Cadeiras quebradas: uma cena comum.

Ventiladores quebrados: mais uma cena comum.

“Escola” no Centro do Doca.
“Escola” no Centro do Doca.

Escola São Raimundo: o cartão de visitas da escola era esse matagal.

Escola São Raimundo: descaso na entrada da escola.

Banheiro da Unidade Escolar São Raimundo

O mato toma conta da frente da Unidade Escolar São Raimundo, o que não acontece na fazenda do vizinho da escola: o ex-prefeito de Pio XII, Mundiquinho Batalha.

“Escola” no Sabiazal.

Banheiro na escola Paulo Freire guardava carcaça de computador: descaso com programa federal que deveria levar informática para a sala de aula.

Outra cena comum: salas de aula sem carteiras
Segundo Iara Portilho, “esse quadro nos remete ao desafio, essa é, sem dúvida, a palavra, de unir forças e colocar em ação o nosso plano de metas, para que possamos superar os problemas detectados, se quisermos que, de fato, o município de Pio XII entre finalmente no século XXI respeitando o direito à educação”.

“Banheiro da acessibilidade” (Escola Miguel Bahury): o que deveria ser um espaço para facilitar o acesso dos cadeirantes era usado como depósito de livros.








2 comentários:

  1. Na época que eu estudava o interior de Satubinha (francilina). vou
    ser sincero era bem melhor.mas Gilcenio o problema esta em todo
    o pais.O Governo Federal nunca olhou pára os mais pobres.
    Eu morei 12 anos ai em Pio XII hoje moro em Samambaia DF.

    ResponderExcluir
  2. Ola Gilcenio,

    Parabens pelo Blog! Sou jornalista, escritor e radialista. Moro em Planaltina, DF, e passei recentemente ai em Pio XII. Nessa breve parada, produzi um texto e gostaria de publica-lo no seu Blog. Me mande seu e-mail, caso queira conhecer o texto. Meu e-mail e velhomoca@gmail.com.

    ResponderExcluir