terça-feira, 5 de março de 2013

Depois do sucesso do I Fórum, Secretaria de Educação organiza o início do ano letivo


Célia Naiva, Secretária Adjunta de Educação de Pio XII, e Célia Godoy, educadora e palestrante: em momento de descontração.

O I Fórum Municipal de Educação de Pio XII, concluído na última quarta-feira, 27/02, representou um momento único na história do município. O evento possibilitou a reflexão coletiva sobre a educação e a perspectiva de superação das gestões burocráticas que até hoje têm emperrado a educação em Pio XII.
O 1º dia do Fórum foi marcado pela presença contagiante da educadora Célia Godoy, cuja palestra mostrou que a elevação da autoestima e o domínio dos conhecimentos são inseparáveis para o bom encaminhamento do trabalho educacional.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), “o município de Pio XII tem historicamente sido vítima da falta de políticas permanentes que garantam o atendimento dos direitos básicos da população, principalmente na educação”, como se constata no Indicador Social de Desenvolvimento dos Municípios (ISDM), calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). De acordo com a FGV, na educação, o ISDM de Pio XII é de apenas 1,76.  
Visando superar essa preocupante situação, no 2º dia do evento foram apresentadas as metas para o desenvolvimento da educação municipal no quadriênio 2013-2016, divididas em seis objetivos principais:
1. Superar o alto índice de analfabetismo da cidade;
2. Garantir com que todos os alunos aprendam (e no tempo certo);
3. Aumentar as matrículas em creches e pré-escolas;
4. Ampliar e melhorar as condições estruturais e infraestruturais da rede municipal de ensino;
5. Elaborar o currículo (Educação Infantil e Ensino Fundamental) da rede municipal de ensino de Pio XII;
6. Valorização salarial dos profissionais da educação e melhoria de suas condições de trabalho.
A elaboração das metas, bem como a transparência no acompanhamento de sua efetivação, tornam possível o exercício do controle social pela comunidade. Nesse sentido, foi aprovada a realização da Conferência Municipal de Educação para o dia 03 de maio, oportunidade em que deve ser feito o primeiro balanço coletivo das resoluções do Fórum.
Em seu terceiro dia, o Fórum mostrou o intercâmbio entre as secretarias municipais, em prol de um objetivo comum: o desenvolvimento da educação no município.
Ao final, os profissionais da educação foram contemplados com prêmios: foram sorteados aparelhos de DVD, pen-drives, livros, filmes e tablets.

Problemas atrasam o início do ano letivo
O ano letivo de 2013, que deveria ter se iniciado ontem, somente começará na próxima segunda-feira, 10/03. Motivo: os problemas encontrados pela Secretaria de Educação, entre os quais escolas com a estrutura seriamente comprometida e um grande número de profissionais relotados sem critérios claros e administrativamente justificáveis.
Para tentar corrigir esses problemas, a SEMED reorganizou a lotação, usando como critério principal a situação original do profissional da educação, em conformidade com a sua portaria de nomeação e o cargo e o local para o qual fora aprovado. Com essa medida, a SEMED corrige previamente as temidas perseguições e remanejamentos, pondo um fim a essas práticas abusivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário