quinta-feira, 15 de maio de 2008

A convite do Centro de Ensino Newton Bello, promotor profere palestra sobre violência sexual


Ontem à tarde, no salão paroquial, em Pio XII, o Centro de Ensino Newton Bello promoveu a palestra “Violência sexual: esquecer é permitir, lembrar é combater”. A palestra foi proferida pelo promotor de justiça de Pio XII, Moisés Caldeira Brant.

O evento foi realizado como parte das atividades da “VI Semana Estadual de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes” e do Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, domingo próximo, 18 de maio.

Na abertura da palestra, a gestora do CE Newton Bello, Marineusa Oliveira Almeida, destacou a importância do evento e do diálogo entre o promotor e os alunos e professores presentes. Todo o quadro docente e discente do turno vespertino da escola participou do evento, além de professores do turno matutino.

O professor Gilcênio Vieira Souza falou sobre a origem da data, criada em homenagem a Araceli Cabrera Sanches, violentada e assassinada com apenas oito anos, em Vitória, capital do Espírito Santo, no dia 18 de maio de 1973. Para lembrar a violência contra a menina e contra milhares de outras Aracelis, vítimas da violência sexual, o professor Gilcênio escreveu há dois anos o poema “o sorriso de Araceli”, o qual foi apresentado aos participantes do evento e que faz parte do livro “Cessin em Cantos e em Contos”, lançado no mês passado pela Universidade Estadual do Maranhão .

O professor Silas Sousa Bezerra apresentou um texto mostrando aos educadores como identificar as marcas da violência sexual.

Em sua palestra, o promotor expôs didaticamente o que é infância, o que é adolescência, mostrou os vários tipos de violência existentes – até explicar em detalhes o tema central da palestra: a violência sexual.

Ao final da palestra, Dr. Moisés colocou-se à disposição da comunidade para o recebimento de denúncias, lembrando que o silêncio gera a impunidade e a multiplicação dos casos de violência sexual.

No encerramento, a gestora do CE Newton Bello agradeceu a participação de alunos e professores e o empenho de todos os que contribuíram para o sucesso da atividade, destacando a colaboração do presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES), Dário Silva, que, por sua vez, lembrou o compromisso da UMES com a juventude.

A palestra proferida pelo Dr. Moisés e outras atividades planejadas pela escola servirão de subsídio para os alunos do ensino fundamental e médio do CE Newton Bello participarem do prêmio “Violência Sexual: esquecer é permitir, lembrar é combater”, uma iniciativa do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Secretaria de Estado da Educação, que premiará as melhores redações sobre o tema.

A cerimônia de premiação dos melhores trabalhos será no dia 11 de agosto, Dia do estudante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário