quarta-feira, 21 de maio de 2008

Centro de Ensino Jansen Veloso discute a violência sexual

Na noite de ontem, 20, o Centro de Ensino Jansen Veloso (Cema) promoveu uma palestra sobre o problema da violência sexual contra crianças e adolescentes. A palestra foi apresentada pelo Dr. Moisés Caldeira Brant, promotor de justiça de Pio XII.

Além dos professores da escola, estiveram presentes os alunos do ensino médio e da 8ª série do ensino fundamental.

Na abertura da palestra, o gestor do Cema, José de Ribamar Jorge Andrade, e a gestora adjunta, Walkirya de Fátima Andrade, destacaram os esforços do corpo docente e administrativo da escola em prol de uma educação de qualidade, que, entre outros aspectos, refletiram-se no resultado do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) de 2007, com o Cema ocupando a melhor posição entre as escolas públicas da regional de educação de Santa Inês, que, além de Pio XII, compreende mais onze municípios.

Representando o corpo docente do Cema, o professor Gilcênio Vieira Souza ressaltou a importância da denúncia da violência sexual, como um ato de afirmação da cidadania. Em nome do corpo discente, o aluno Ronaldo Silva Gomes, do 2º Ano A, lembrou a beleza das relações de respeito recíproco entre as pessoas. O presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Pio XII, Dário Silva, deu apoio efetivo ao evento e expressou a preocupação da entidade com o problema.

O promotor inicou a palestra com a apresentação de casos reais de violência sexual contra crianças e adolescentes, os quais ajudou a combater, ao longo de quinze anos de serviços prestados ao Ministério Público do Maranhão.

Em linguagem acessível à juventude, Dr. Moisés traduziu para o público conceitos juridicos como a violência e suas várias manifestações, violência sexual, exploração sexual, estupro, atentado violento ao pudor e outros termos diretamente relacionados ao problema.

Um dos aspectos mais interessantes da palestra foi quando o promotor chamou a atenção dos educadores para os indícios físicos e psicológicos da violência sexual, mostrando a importância de os profissionais da educação serem capazes de identificar esses sinais, quando presentes em sala de aula.

A palestra inclui-se entre as atividades da “VI Semana Estadual de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes” e como incentivo à participação dos alunos no prêmio “Violência Sexual: esquecer é permitir, lembrar é combater”, uma iniciativa do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Secretaria de Estado da Educação, que premiará as melhores redações sobre o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário