sábado, 14 de janeiro de 2012

Professores da rede estadual e municipal de ensino de Pio XII posicionam-se contra as imposições da Secretaria de Estado da Educação

Reunidos nesta manhã em assembléia geral, convocada pelo núcleo local do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) , os educadores da rede estadual e municipal de ensino de Pio XII posicionaram-se contra as mudanças impostas pelo governo do Maranhão às escolas do Estado. O documento aprovado na assembléia (abaixo) será encaminhado ao Ministério Público, à Regional de Educação de Santa Inês e à Secretaria Estadual de Educação:

Abaixo as imposições da Secretaria Estadual de Educação!
Pela revogação imediata das medidas anunciadas!



Durante esta semana o governo do Maranhão surpreendeu a todos com a notícia da reorganização da rede estadual de ensino. As mudanças anunciadas pela Secretaria Estadual de Educação implicam o fechamento de escolas em várias cidades do Maranhão. Em Pio XII, foi anunciado o fim do ensino médio no Centro de Ensino Jansen Veloso (Cema), a não realização de novas matrículas e o funcionamento da escola apenas nos turnos matutino e vespertino. As decisões relacionadas ao Centro de Ensino Newton Bello deixam a escola na iminência de seu fechamento, uma vez que foi anunciado o fim do ensino fundamental e médio, devendo a escola funcionar apenas no turno noturno, com a e educação de jovens e adultos. Quanto ao Centro de Ensino Rafael Braga, anunciou-se que a escola deve funcionar nos três turnos, recebendo todos os estudantes que cursam ou irão cursar o ensino médio. A extinção do ensino médio noturno no Cema e no Newton Bello deixa sem opção de matrícula muitos estudantes que trabalham durante o dia e que, portanto, só podem estudar à noite. Por sua vez, a aceitação das mudanças impostas pode representar, em 2013, o fechamento da mais antiga instituição escolar de Pio XII em funcionamento: o Centro de Ensino Newton Bello. As mudanças anunciadas representam também o aumento do número de alunos e de turmas na rede municipal de ensino, significando uma sobrecarga de trabalho para os profissionais da educação municipal.
Diante desses fatos, nós, educadores da rede estadual e da rede municipal de ensino de Pio XII, reivindicamos do governo do Estado:
1) a imediata revogação das medidas anunciadas e
2) que nenhuma decisão seja tomada, a respeito das referidas escolas, sem que antes seja ouvida a comunidade escolar: os estudantes, pais, professores, funcionários e suas entidades representativas.

Pio XII (MA), 14 de janeiro de 2012.

Um comentário:

  1. Bravo! Grande companheiro Gilcênio, é realmente impossível a escola Rafael Braga comportar o número de alunos do turno noturno do Centro de Ensino Jansen Veloso, conhecido como CEMA, pois quase tod@s que estudam no turno noturno do CEMA, trabalham e onde será que vão estudar? Pq o Rafael Braga já tem alunos no turno noturno. E @s alun@s que vêm dos povoados deste município, que por não ter ensino médio em seus povoados, precisam continuar seus estudos na sede de Pio XII, onde vão estudar? Vemos que é hora da mobilização e da nossa luta por uma educação de qualidade no nosso estado e município, evitando assim o aumento da marginalização e da prostituição infanto-juvenil e outros danos à sociedade do nosso já tão sofrido município.

    ResponderExcluir