terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Moradores de Pio XII convivem há quatro anos com obra "misteriosa" na principal praça da cidade


Os moradores da cidade de Pio XII (a 270 quilômetros de São Luis) iniciaram 2012 tendo que conviver com um "mistério" antigo: ninguém sabe dizer que obra é esta (ver fotos) na praça principal da cidade (Praça do Gavião). A obra, iniciada em novembro de 2007, jamais foi concluída. Durante esses quatro anos, a prefeitura de Pio XII em nenhum momento explicou à população que obra estava sendo realizada.
Dois meses antes do início da obra, em 17 de setembro de 2007, o governo federal liberou 100 mil reais para a prefeitura de Pio XII realizar a "melhoria da Praça do Gavião", segundo o convênio nº 589094, estabelecido entre a administração do prefeito Mundiquinho Batalha e o Ministério do Turismo. No entanto, durante esses quatros anos, a Praça do Gavião não tem recebido as melhorias esperadas e uma obra "misteriosa" (e inacabada) permanece no centro da praça.
A obra é alvo dos mais diversos comentários, por parte dos moradores e das pessoas que visitam a cidade. O estudante Jason Alencar, de Teresina, disse já ter visitado Pio XII muitas vezes e ninguém jamais soube explicar o que era aquilo. "Se fosse na minha cidade, o povo ou já teria obrigado o prefeito a ajeitar a praça ou teria derrubado essa coisa aí", disse o estudante piauiense, referindo-se à obra "misteriosa". O comerciante João Ferreira, natural de Parauapebas, no Pará, disse visitar regularmente a cidade e acha estranho que ninguém saiba o que é a obra ou não cobre providências para a melhoria da praça. "Mas dizem que todo povo tem o governo que merece, né?", pergunta sorrindo o comerciante.
A obra tem sido motivo de comentários e piadas nas redes sociais (facebook) por parte dos moradores de Pio XII. Enquanto isso, a Praça do Gavião, na parte central da cidade de Pio XII, continua a oferecer aos seus visitantes um peculiar “cartão-postal”: uma obra que ninguém sabe o que é.  

3 comentários:

  1. É um absurdo de abuso estampado bem no centro da cidade, bem na vista de todos. Então é numa "coisa" que ninguém sabe o que é que vai parar o dinheiro público? R$ 100.000,00 liberados pelo Ministério do TURISMO jogados fora? Que vergonha! Uma administração responsável faria bom usufruto desta verba investindo em melhorias na infraestrutura turística da cidade, coisa que poderia alavancar a economia e a qualidade de vida, tendo em vista que já teria algum atrativo para desfrute da população local e de turistas. Mas, parece que as pessoas se conformam com aquilo.
    Torço pra que um dia a população fique de olhos abertos e com coragem pra se manifestar, e que os próximos governantes não façam o mesmo, digo melhor, que eles levem realmente a sério esse tipo de investimento (turismo), pois, por incrível que pareça Pio XII tem forte potencial turístico (a cidade tem 6 lagos, isso é mais que o suficiente pra começar a se pensar em desenvolver turismo), está localizado próximo à região do Pólo turístico Lagos e Campos Floridos (composto pelas cidades de Cajari, Santa Inês, Arari, Pedro do Rosário, São Bento, Viana, Conceição do Lago Açú, Matinha, São Vicente de Férrer, Lago Verde, Monção, Penalva, Vitória do Mearim, Pindaré Mirim e Pinheiro) e por ter características simulares a das cidades do pólo, com audácia e força de vontade de alguns governantes, do setor privado local e da própria população poderia muito bem fazer parte do pólo Lagos e Campos Floridos e trabalhar o turismo de forma sinérgica e planejada. Acreditem, todos ganhariam muito com isso!

    Gostei muito da matéria! :)

    ResponderExcluir
  2. A corrupção em Pio XII não é exceção, é regra. Temos que lembrar que os governantes são funcionários do povo e não patrões. E nossa função (como patrões) é cobrar resultados, e demitir por justa causa os que agem de má fé.

    ResponderExcluir
  3. Segundo informações não oficiais, a empresa que ganhou a licitação entrou em processo de falencia e abandonou a obra.Foi feita outra licitação pela prefeitura e a segunda empresa tambem abandonou a obra!!!!!coisas da lei das licitações que permite qualquer empresa a participar de qualquer licitação em qualquer parte do BRASIL.....enquanto isso fica tudo amarrado e o povo esperando.

    ResponderExcluir