domingo, 31 de maio de 2009

Vereadores denunciam o descaso de Mundiquinho para com os pedidos de providência da Câmara

Na sessão da última sexta, 29, a Câmara de Vereadores de Pio XII foi palco de uma enxurrada de denúncias contra o prefeito de Pio XII, Mundiquinho Batalha, que se nega a atender os pedidos de providência do legislativo municipal.
Segundo o vereador Davi, desde o início deste ano, a Câmara encaminhou 38 pedidos de providência ao prefeito de Pio XII, os quais até agora não foram atendidos. O vereador Josué Lima se dispôs a "colocar a população na rua para saber porque os pedidos de providência não estão sendo cumpridos", mesmo pensamento do vereador Davi, que colocou a necessidade de se "fazer uma manifestação, se for o caso".
O vereador Assis Filho lembrou algumas dessas providências, como a necessidade de retirar a "mata" que cobre a BR 316, duplicada recentemente, mas que hoje está abandonada, sem iluminação e que Pio XII tem uma "floresta" como cartão-postal.
Assis propôs também a realização de uma audiência pública para discutir o problema da poluição sonora e redefinir o papel da guarda municipal, sugerindo a realização de um concurso para a ampliação da guarda.
Assis destacou ainda o fim do prazo de 45 dias para a realização de estudo sobre o plano de cargos e salários dos profissionais da educação municipal. Segundo Assis, fora acertada com a secretaria municipal de educação a formação de uma comissão para realizar tal estudo e que a comissão não fora feita, muito menos o estudo. Assis pediu para ser registrada em ata a convocatória de Meire Froes, secretária de Educação de Pio XII, para que explique na Câmara o não cumprimento do acordo acertado sobre a questão do plano de cargos e salários.
O vereador Sepa lembrou que está em sua segunda legislatura e que vê "os mesmos pedidos de providência se repetindo" e que tal fato "é uma falta de respeito com a Câmara".
Denúncia: Presidente da Câmara de Pio XII tenta manobrar para aprovação de projetos
Denúncias divulgadas pelos vereadores Davi, Sepa e Assis Filho, revelam que o presidente da Câmara, vereador Claudinho, tentou realizar uma manobra contra o regimento da Câmara, colocando em pauta dois projetos de lei sem o parecer das comissões. Segundo o vereador Assis, essa atitude fere o artigo 29 do regimento da Câmara de Vereadores de Pio XII, que estabelece que sem o parecer das comissões, a matéria não pode ser colocada na ordem do dia.
Os dois projetos de lei - as diretrizes orçamentárias e a criação do conselho de assistência social e o fundo de assistência social - foram colocados na ordem do dia, numa sessão no meio da semana, (uma quarta-feira), numa tentativa de que fossem aprovados sem uma discussão aprofundada sobre o seu teor. Assis declarou saber já estar na mesa do prefeito uma lista dos conselheiros do conselho de assistência social, sem que o projeto de lei sequer tenha sido aprovado.
Assis chamou a atenção também para a necessidade de envolver a população na discussão dos projetos, principalmente quando diz respeito a questões relacionadas ao orçamento municipal: "como encaminhar à Câmara um projeto sem discutir com a comunidade, sem fazer seminários, audiências?", questionou o vereador Assis. "É preciso convidar a população para participar da elaboração dos projetos", ressaltou Assis.
O vereador Sepa definiu como uma "afronta" colocar um "projeto em pauta sem que as comissões tenham dado o seu parecer", alertando que "cabe punição" ao presidente da Câmara, pois "foi agravado o regimento interno desta casa".
Sepa afirmou que a Câmara de Pio XII vive um novo momento e que não se deve repetir os erros do passado, aprovando "projeto que a sociedade nem sabe que foi aprovado". Esta deve ser uma Câmara "inovada e renovada", arrematou.

Um comentário:

  1. Ô MEU DEUS, Ô MEU DEUS, tenha piedade deste povo sofrido, o povo de PIO XII!

    VALE ME DEUS!
    CRUZ CREDO!

    Eu nao queria está na pele deste povo, com esse incompetente na administração municipal? Atender pedidos da Camara? Tu achas mesmo que vai atender? Uma coisa eu tenho certeza, carro novo, gados novos, fazenda bonita, fihhos na ilha de são luis cursando os melhores estudos, e a babaquice de babacas se exibindo nas vielas da cidade.

    ResponderExcluir