domingo, 31 de maio de 2009

Servidores da saúde denunciam na Câmara descaso do prefeito de Pio XII

Fotos: Annes Lima Silva Souza
Os servidores do setor da saúde do município de Pio XII, principalmente os auxiliares de enfermagem, procuraram o autor deste blog para encaminhar à Câmara de Vereadores de Pio XII uma série de denúncias contra o prefeito de Pio XII, Mundiquinho Batalha, e sua filha, a secretária de Saúde Paula Celina Batalha, que se recusam a cumprir com vários direitos que beneficiam estes servidores.
Encaminhei requerimento à Câmara solicitando utilizar a tribuna popular e encaminhar o problema aos vereadores. O presidente da Câmara, vereador Claudinho, levou a petição ao conhecimento dos demais vereadores, na sessão da última sexta-feira, 29, e todos concordaram em conhecer as denúncias.
Assim, destaquei na tribuna da Câmara que os servidores da saúde não possuem mecanismos de reajuste salarial, estão com os salários defasados há muito tempo, não recebem o adicional de insalubridade nem o adicional noturno, apesar de serem direitos previstos no Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Pio XII desde 1997. Vários auxiliares de enfermagem estavam presentes à sessão, para confirmar e reforçar as denúncias.
Lembrei também o papel dos vereadores no controle externo do poder executivo municipal, como define a Constituição, e que essa questão fora recentemente abordada no 2º Encontro Nacional de Vereadores, na quarta-feira passada, 27, quando a Controladoria Geral da União (CGU) lançou uma cartilha para os vereadores, instruindo-os na fiscalização dos atos do prefeito.
O vereador Josué Lima declarou não saber "porque a secretária de saúde não repassa os adicionais" para os servidores e que, como presidente da comissão de saúde da Câmara, prontifica-se a apoiar as reivindicações. Mesma atitude teve o vereador Davi, também membro da comissão de saúde.
O vereador Assis Filho denunciou que os servidores municipais são tratados como escravos em Pio XII, clamando a reativação do sindicato dos servidores públicos municipais, que conseguira "moralizar a administração pública" e "combater o coronelismo" em Pio XII.
A vereadora Duduca e o verador Sepa também se solidarizaram com os servidores da saúde. Sepa lembrou que recentemente um médico do município chegara a pedir desculpas a uma senhora por não dispor dos recursos mínimos para atender com dignidade a população.
O vereador Edmundo Pescador definiu a saúde de Pio XII como uma "calamidade" e reclamou da falta de informações por parte da prefeitura sobre a possível mudança do hospital do município para as instalações onde funcionava a Casa de Saúde São José (mais conhecido como hospital do Dr. Pereira).
Ao final, ficou decidido que os servidores da saúde convocarão uma reunião na qual os vereadores deverão se fazer presentes, buscando sensibilizar o executivo municipal e solucionar o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário