quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Violência sexual: esquecer é permitir, lembrar é combater

Dr. Fernando e Iara Cavalcante, gestora do Cema



Alunos do Newton Bello
Alunos do Cema

Na noite de segunda, 21, realizou-se na quadra do Centro de Ensino Jansen Veloso (Cema), a palestra “Violência sexual: esquecer é permitir, lembrar é combater”. O trabalho foi feito em parceria com o Centro de Ensino Newton Bello e teve como palestrante o promotor de justiça da comarca de Olho D’água das Cunhãs, e que há um ano responde também pelo município de Pio XII, Dr. Fernando Antonio Berniz Aragão.
Dr. Fernando explicou a diferença entre exploração sexual e abuso sexual, relatou algumas situações que vivenciou como promotor e como delegado de polícia na cidade de Carutapera e destacou as profundas marcas psicológicas que permanecem nas vítimas da violência sexual.
Dr. Fernando concluiu fazendo um chamado para que as pessoas cobrem do Estado os direitos básicos que lhes são negados.
A discussão estendeu-se além do tema principal, sendo debatidas outras questões importantes para a comunidade local, como a poluição sonora, que, junto com outros problemas citados, refletem a ausência do Estado na garantia da segurança dos cidadãos. Alguns dos alunos presentes reclamaram da dificuldade de serem atendidos pela delegacia de Pio XII, uma vez que esta não dispõe de uma viatura. A falta de estrutura também foi um aspecto visível nas condições de trabalho do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.
Apesar do desvio de foco, o debate expressou as carências dos piodozenses; dupla carência: de um Estado que ofereça aos cidadãos as condições mínimas para que possam almejar viver com dignidade e a carência de debates públicos, democráticos e que discutam os problemas mais urgentes da comunidade.
Conheça também o Blog do Conselho de Professores do Centro de Ensino Newton Bello:
http://www.conselhonewtonbello.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário