terça-feira, 23 de setembro de 2008

Uma cidade anestesiada diante da compra de votos

Nas eleições deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) intensificou a propaganda contra a compra de votos, um dos crimes mais comuns praticados no Brasil e com certeza um dos menos punidos.

Apesar de toda a propaganda do TSE, tentando inibir essa prática criminosa, nesta eleição, a cidade de Pio XII assiste, pateticamente anestesiada, uma das mais absurdas compras de votos de sua história. A cidade é conhecida por seus foguetes em época de campanha eleitoral. Soltar foguetes, em Pio XII, é sinal de que alguém “mudou de lado”; ou, em outras palavras, deixou de apoiar determinado candidato para apoiar outro. Movido por princípios? - como, por exemplo, discordar das propostas de um candidato, ou da ausência de propostas, para apoiar outro candidato, com discurso e propostas mais coerentes? Nada disso. A mudança de lado está relacionada à oferta recebida, ou seja, quanto o outro candidato pagou pelo seu apoio. É o mercado eleitoral: quem paga mais? Em Pio XII, em época de eleição, isso acontece da maneira mais “natural” e o pior é que as pessoas ainda acham graça nisso...

Assim, a compra de votos corre solta na cidade, são inúmeros os casos conhecidos, mas parece que a cidade vive no melhor dos mundos. O Notícias de Pio XII apurou algumas histórias e descobriu que os “preços” são os mais variados. Uma senhora pediu uma casa a um candidato, mas ganhou apenas 20 reais e a promessa de que, se eleito, ela receberá a casa. Outra eleitora ganhou uns óculos. Uma senhora recebeu a oferta de um milheiro de tijolos para que ela e sua família votassem em determinado candidato. A outro eleitor foi prometido um capacete... Há também eleitores beneficiados com cargos e posições na administração pública. Candidatos distribuem dinheiro na zona rural...

Mais deprimente é ver que existem jovens – geralmente pobres e desempregados – que se contentam simplesmente com... bebida alcoólica. É isso mesmo: em troca do voto, alguns jovens simplesmente deixam-se envolver por alguns candidatos e cabos eleitorais para participar das bebedeiras oferecidas.

Também é deprimente saber que existem jovens que consideram “normal” vender o voto e – pior ainda – ainda recriminam o candidato que oferece pouco pelo voto do eleitor. Uma jovem chegou a declarar que “tem candidato miserável, que não quer dar nada pro leitor”. Pasmem, mas é a verdade.

Para a maioria dos candidatos, acostumados a um sistema eleitoral corruptor, que não está nem um pouco preocupado com a solução dos problemas da população, principalmente os excluídos sociais, comprar o voto do eleitor é a forma de chegar ao poder e manter a dominação e os privilégios de uma minoria.

Está aí a explicação para o fato de que entra prefeito, sai prefeito, Pio XII continua entre as cidades mais pobres do Brasil. Para os poderosos, é fundamental manter o povo na miséria, pois só assim é possível chegar ao período eleitoral, oferecer algumas migalhas ao eleitor pelo seu voto e chegar ao poder para continuar a dominação política e econômica, que favorece apenas algumas famílias e um círculo restrito de privilegiados.

2 comentários:

  1. tudo isso era esperado na cidade quando chegasse a epoca das eleicoes municipais e vc Gilcenio e unico capaz de denuciar os escandalos que acontece na nossa humilde e fantasiada (enganada,roubada,apredrejada por politicos e empresarios.) cidade de Pio XII que um dia com luta quem sabe nós podemos trasnformar tudo isso em passado.
    sou JOSIVALDO MORO EM MARABÁ-PA e estou torcendo muito por isso.
    josivaldojps@hotmail.com
    josivaldojps@gmail.com

    ResponderExcluir