segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Cema é destaque no IDEB


A nota obtida pelo Centro de Ensino Jansen Veloso (Cema) no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi destaque entre as escolas da regional de educação de Santa Inês, que abrange os municípios de Santa Inês, Igarapé do Meio, Monção, Bela Vista do Maranhão, Pindaré, Tufilândia, Pio XII, Satubinha, Bom Jardim, São João do Caru, Santa Luzia e Alto Alegre do Pindaré.

O Cema obteve nota 4,0. Apesar de esse número ser inferior à média brasileira, que é 4,2, considerando apenas os anos finais do ensino fundamental, a nota do Cema está acima da média do Brasil (3,8).

A nota da escola também supera a média do município de Pio XII, que foi de 3,5 e a do estado do Maranhão, respectivamente 3,3 para os anos iniciais do ensino fundamental, 3,4 para os anos finais do ensino fundamental e 2,8 para o ensino médio.

A nota do Cema também supera a nota obtida pelas escolas públicas da rede estadual de Bacabal e Olho D'água das Cunhãs.

Em relação aos números de 2005, entre as escolas de Pio XII observou-se visível queda na UE Presidente Juscelino Kubitschek, que caiu de 3,5 para 2,7, e na UE Senador Alexandre Costa, que teve um retrocesso de 2,9 para 2,8.

Ir além dos indicadores

O ÍDEB é calculado com base nos dados de aprovação, reprovação e abandono nas redes de ensino de estados e municípios e nas escolas, medidos pelo Censo Escolar do MEC. Ele também leva em consideração o desempenho dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e na Prova Brasil. A primeira edição do Ideb foi divulgada em 2006, com dados referentes ao ano de 2005.

É preciso, porém, ir além dos indicadores. Em entrevista à revista Nova Escola, Vitor Paro, educador da Universidade de São Paulo, alerta que é preciso encarar o índice com ressalvas: "Precisamos investir em mais livros para as escolas, melhoria das condições de trabalho dos professores e outras questões mais prioritárias que a aferição de índices”. Segundo ele, os professores devem ter em mente que o índice é apenas uma pequena parte de um processo educacional que é muito mais complexo. "Para criar as condições de aprendizagem e não apenas transmitir conhecimentos que podem ser medidos em avaliações, é preciso conhecer psicologia, estudar Educação, capacitar-se. Infelizmente, nossos professores têm péssimas condições para isso. Como ele pode formar um leitor competente se ele mesmo não pode comprar um livro e ter amplo acesso à informação e à formação de qualidade?", questiona Paro (In: Nova Escola On-line, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/online/reportagem/repsemanal_282734.shtml).

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