terça-feira, 21 de outubro de 2014

Porque votar na Dilma


Não pretendia escrever sobre o segundo turno da eleição presidencial. Porém, é impossível ficar calado diante da gravidade do cenário politico brasileiro.
A gravidade consiste na possibilidade da eleição de Aécio Neves.
Aécio tem o senhor Armínio Fraga como um dos elaboradores da proposta econômica do seu partido e, se eleito, seu futuro Ministro da Fazenda. Fraga foi ministro de Fernando Henrique Cardoso, o FHC, cujo governo deixou como herança para os brasileiros a elevação do endividamento público, o crescimento do desemprego, a desnacionalização da economia e a concentração da renda (ricos mais ricos, pobres mais pobres). Armínio Fraga trabalhou e tem laços de amizade com o bilionário George Soros, o megaespeculador das bolsas de valores. Não é coincidência que o jornal Financial Times, em sua edição de 17 de setembro último, saudou Fraga como o nome certo para dirigir a politica econômica do Brasil. Assim, um eventual governo do PSDB representaria o direcionamento do país para a especulação internacional.
Também nos preocupa o ódio que aliados de Aécio demonstram em relação a negros, pobres, nordestinos, homossexuais e beneficiários do Bolsa Família. Tornaram-se comuns postagens na internet, vídeos e textos em que aliados do candidato tucano apresentam-se como “superiores” aos eleitores de Dilma e apresentam várias propostas fascistas como, por exemplo, a esterilização em massa das mulheres nordestinas.
Como Aécio acha que em 1964 não houve um golpe militar no Brasil, não é de se estranhar que atraia gente fascista e que prega a violência contra os mais pobres, bem como os que sonham com uma nova ditadura militar, como os membros do Clube Militar que o apoiam, “militares e civis de excelente poder aquisitivo”, como eles mesmos se declaram.
Por que será que a possibilidade de Aécio ser eleito virou motivo de comemoração para as multinacionais do petróleo? (ver matéria: http://mobile.bloomberg.com/news/2014-10-10/shell-to-halliburton-seen-winning-with-brazil-s-neves.html). Essa alegria toda não é pensando na elevação da qualidade de vida dos brasileiros, mas nos lucros fantásticos que o petróleo brasileiro pode gerar para as empresas estrangeiras.
Aécio eleito representaria um grande retrocesso econômico para o país e o aumento do ódio contra os oprimidos, inclusive com a possibilidade de institucionalização de medidas fascistas e retrocesso em direitos civis e conquistas sociais.
Mesmo com suas limitações, o governo do PT conseguiu, entre outras coisas, aumentar a renda do brasileiro e atuar de maneira soberana no cenário internacional: quando antes tínhamos visto um governo brasileiro agir com autonomia diante do governo dos Estados Unidos como fez a presidenta Dilma?
Por todas essas razões (mais inúmeras outras, tais como o machismo e o cinismo de Aécio etc.) é que devemos dizer NÃO ao candidato do PSDB e reeleger Dilma Roussef. 

Um comentário:

  1. A falácia da tão apregoada democracia racial que é o Brasil está vindo por terra. Mais e mais vemos manifestações de um racismo descarado contra pobres, pretos, nordestinos e todas as minorias. São essas mentes podres e doentes que dão o seu apoio a um candidato e homem tão cínico quanto Fernando de Henrique Cardoso. Que essa verdade venha à tona e seja escancarada aos quatro ventos. Parabéns, meu irmão, de sangue, de fé, meu amigo camarada.

    ResponderExcluir