quinta-feira, 28 de julho de 2011

Padre e advogado são ameaçados de morte pelo latifúndio


O padre Inaldo Serejo, coordenador estadual da Comissão Pastoral da Terra (CPT) no Maranhão, e o advogado da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Maranhão (OAB-MA), Diogo Cabral, foram ameaçados de morte por fazendeiros na tarde desta última segunda-feira, dia 25, em frente ao fórum da cidade de Cantanhede.

As ameaças ocorreram antes de uma audiência judicial que iria discutir a posse de uma área de 1.089 hectares ocupada pela comunidade quilombola de Salgado, do município de Pirapemas, distante 133 quilômetros da capital.

Ano passado, os quilombolas conseguiram na Justiça a titularidade de terras antes ocupadas por três latifundiários da região: Ivanilson Pontes de Araujo, Edmilson Pontes de Araujo e Moisés Sotero. Agora, os fazendeiros tentam reaver essas terras na Justiça e ameaçam os moradores de morte, bem como seus representantes.

O advogado da OAB/MA afirmou que antes da audiência o fazendeiro Edmilson Pontes de Araujo, disse que “era um absurdo gente de fora trazer problemas para o povoado e por isso que a gente tem que passar o fogo de vez em quando, que nem fizeram com a irmã Doroty”.

As comunidades quilombolas denunciaram que os latifundiários são responsáveis por uma série de ataques. Eles destruíram roças, mataram animais, áreas de reserva e também ameaçado de morte outros trabalhadores rurais.

Os conflitos pela terra trazem a tona uma das reivindicações principais do movimento de luta, ou seja, o direito de auto-defesa das comunidades ameaçadas.

Disponível em: http://www.pco.org.br/conoticias/ler_materia.php?mat=30827

Nenhum comentário:

Postar um comentário