terça-feira, 25 de maio de 2010

Professores do município fazem paralisação e definem em assembleia a continuidade da luta

Nesta terça, 25, os professores da rede municipal de Pio XII concluíram a paralisação de três dias em protesto contra a política educacional do prefeito de Pio XII, Mundiquinho Batalha, e da secretária de educação, Meirelene Froes.

A paralisação, decidida em assembléia da categoria, realizada na sexta-feira, 21, durou três dias: sexta, 21, segunda, 24, e terça, 25. Segundo o presidente do núcleo do Sinproesemma (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão) de Pio XII, Laestro Pereira, o objetivo da paralisação foi chamar a atenção para o descaso do governo municipal para com o Plano de Carreira, Cargos e Remuneração do Magistério Público Municipal de Pio XII.

Na manhã de hoje, 25, os trabalhadores da educação de Pio XII realizaram uma assembleia em que estavam presentes o secretário de imprensa do Sinproesemma, Júlio Guterres, e a vice-presidente da entidade, Benedita Costa. A vereadora Duduca foi a única vereadora presente a prestar solidariedade aos professores.

Os representantes da direção estadual do sindicato fizeram um balanço da luta pelo piso salarial nacional no Maranhão, tanto nos municípios como em relação ao governo do Estado. Para Benedita, é notório o despreparo de muitos gestores municipais e de muitos secretários de educação e técnicos da área, quando o assunto é o Plano de Cargos e a valorização do magistério.

Secretária de Educação de Pio XII é alvo de críticas

Na segunda, 24, a secretária de educação de Pio XII, Meirelene Froes, enviou ofício para as escolas da rede municipal, em que denominou a paralisação de “arbitrária, ilegal e criminosa” numa tentativa de amedrontar os trabalhadores da educação. A atitude prepotente da secretária foi bastante criticada na assembleia de hoje, tanto por dirigentes sindicais como pelos professores do município, que a consideraram infeliz em suas colocações, que lembram o discurso tenebroso da ditadura militar.

Ao final da assembleia foi aprovada a proposta de criar uma nova comissão de negociação com a prefeitura de Pio XII para rediscutir Plano de Carreira, Cargos e Remuneração do Magistério. Além disso, será solicitada a participação do Ministério Público nas negociações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário