quinta-feira, 26 de março de 2009

Pró Jackson - Movimentos sociais iniciaram ontem marcha em defesa da democracia

Deu na imprensa:

Pró Jackson - Movimentos sociais iniciaram marcha em defesa da democracia

Começou ontem [anteontem] no município de Itapecuru-Mirim, a Primeira Marcha do Povo Maranhense pela Democracia, organizada por vários movimentos sociais reunidos no Comitê pela Democracia, entre eles o MST, o Movimento de Moradia, organizações indígenas, entidades quilombolas, associações de mulheres, articulações do movimento GLBTT, trabalhadores rurais, militantes dos direitos humanos, estudantes e jovens. A marcha terá como ponto de partida a cidade de Itapecuru-Mirim e deverá chegar a São Luís na próxima semana.
“Cada movimento, na marcha, terá sua coluna organizada. Com isso, queremos simbolizar a diversidade e a participação ampla e plural que a marcha reunirá, explica Elias Araújo, da coordenação do Movimento Sem Terra (MST). Mas todas as colunas – as dos sem-terras, quilombolas, sem-teto, indígenas, mulheres, sindicatos - marcharão unidas numa só bandeira: a defesa da democracia, do voto popular e do Maranhão. “A decisão de cassar o governador Jackson Lago fez com que a questão política no nosso Estado tomasse uma dimensão maior: o que está em jogo é a própria democracia”, explica o Comitê pela Democracia no Maranhão. “Nenhum passo atrás, Sarney nunca mais”, “Meu voto é minha lei, nunca mais Sarney”, “Sarney: prejuízo para o Brasil. Vergonha para o Maranhão”, são algumas das palavras de ordem da Marcha.
Ato na Praça Deodoro - Na capital, o ponto alto será o ato “Golpe Nunca Mais”, na Praça Deodoro. Palco das lutas sociais maranhenses, como o “Fora Collor” (1992), as “Diretas Já” (1985), a “Greve pela Meia-passagem” (1979), essa praça novamente sediará um ato em defesa da democracia. O ato vai coincidir, no dia 31 de março, com a data dos 45 anos da instalação da ditadura militar no País, que derrocou o presidente João Goulart. Depois de flertar com o governo Goulart, José Sarney passou a ser um dos principais apoiadores (e beneficiários) do regime militar.
Lideranças nacionais, deputados federais e estaduais, prefeitos, representantes das direções dos partidos políticos da base aliada do Governador Jackson Lago vão participar da Marcha pela Democracia e do Ato “Golpe Nunca Mais”. Mas o destaque da mobilização será o povo do Maranhão, antecipam os organizadores do Movimento Balaiada. “Agora, ou vencem o povo e a Democracia, ou prevalecerá a oligarquia”, alerta o Manifesto do Movimento pela Democracia.

Agora Santa Inês. Disponível em: http://www.agorasantaines.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário