quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Lave bem o seu pênis

Maranhão é o campeão nordestino em câncer do pênis. Higiene pode evitar a doença.


O Brasil é um dos líderes mundiais na incidência de câncer de pênis, depois da Índia e da África. No Brasil,a relação é de um caso para 100 mil habitantes. Na Índia, a incidência é de 3,32 casos para 100 mil habitantes.

Porém, para José Carlos de Almeida, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), os números disponíveis sobre a incidência dessa doença no Brasil não correspondem à realidade. “Os números são muito aquém da realidade. São em torno de 1,1 mil amputações por ano nos homens, totais ou parciais, em função do câncer de pênis”. Os casos de amputação aumentam 10% a cada ano no Brasil.

No Brasil, a maior incidência da doença é no Nordeste e, dentro da região, a maior prevalência é no estado do Maranhão.

A doença pode ser causada pela falta de higiene. A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) alertou para a importância de divulgar a necessidade de higiene entre os homens de todas as idades.

Segundo José Carlos de Almeida, os homens com fimose podem se enquadrar no grupo de risco para câncer do pênis. Por fimose, entende-se a dificuldade ou impossibilidade de expor a glande (cabeça do pênis) porque a pele que a recobre tem um anel muito estreito. Normalmente, esse problema se resolve com uma cirurgia feita ainda na infância.

Aquela criança com fimose que não opera, que mora em local às vezes com pouco acesso a profissionais de saúde, vai chegar aos 45 ou 50 anos e vai aparecer ali um câncer de pênis. Porque aquela glande nunca foi exposta e nunca foi higienizada”, explicou o especialista.

Almeida disse que a fimose não permite que se lave adequadamente a glande, porque ela está toda coberta por uma pele. “Então, aquelas secreções e elementos produzidos pelas glândulas jamais saem dali. E aquilo, ao longo do tempo, é um grande fator para o câncer de pênis”.

O presidente da SBU afirmou que essa doença não devia existir. “Na verdade, é uma doença completamente evitável com educação, com higiene e com diagnóstico da fimose. Operando a fimose, você está gerando uma prevenção do câncer de pênis”, garantiu.

Sem vergonha

Atenção, homens de todas as idades: quando perceberem qualquer coisa de diferente no pênis, procurem o médico. Não tenham vergonha de falar ao médico sobre o problema, nem deixem de procurar o sistema público de saúde.

Você tem o direito de ser bem recebido em qualquer posto de saúde ou hospital. Exponha o problema, peça para ser atendido com atenção e humanidade. A saúde é um direito de todos.

Não deixe de fazer a sua parte, não esquecendo da higiene corporal e, nesse caso em particular, a higiene do seu pênis.


Com informações da Radiobrás.

Um comentário:

  1. :)
    oi.
    to passando só para fazer uma visitinha.
    o blog tá muito legal,
    bem interessante,
    continue assim....
    xD
    :P

    ResponderExcluir