sábado, 25 de junho de 2016

Escola Nunes Freire lança livro com histórias do povoado Lagoa dos Crentes




Na tarde de ontem, 24/06, a escola Governador Nunes Freire realizou o lançamento do livro “Colhendo Histórias: histórias e causos do povoado Lagoa dos Crentes”. A obra foi publicada dentro do programa Mais Cultura nas Escolas e registra a memória de alguns dos moradores mais antigos do povoado Lagoa dos Crentes, na zona rural do município de Pio XII. A escola teve como parceiro cultural o professor Gilcênio Vieira Souza.
O programa Mais Cultura nas Escolas foi criado pela presidente Dilma Roussef em maio de 2013, com o objetivo de promover a circulação de cultura nas escolas e contribuir para a formação de público para as artes na comunidade escolar, por meio de parcerias entre as escolas, artistas e entidades culturais. Em Pio XII, o programa, dirigido pela Secretaria Municipal de Educação, tem como coordenadora a professora Valmilúcia Silva do Nascimento.
O trabalho realizado pela escola para a publicação da obra envolveu os professores, os alunos e as pessoas da comunidade cuja trajetória de vida confundem-se com a história do povoado Lagoa dos Crentes.
Através dos depoimentos, a obra permite reconstituir alguns dos momentos da história da comunidade e do município de Pio XII, como a construção da BR 316 e as mudanças pelas quais passou o povoado:
“Quando abriram essa estrada aí que vocês estão vendo, essa BR 316, nós morávamos lá por trás e logo o povo começou a fazer casa aqui beirando a estrada” (Maria Alves de Lima da Silva).
“Cheguei em 1967. Eram poucas casas, a Igreja Assembleia de Deus era bem pequeninha e de taipa, não tinha energia nem água encanada. Ah, não tinha também a escola. Cada professora ajeitava um lugarzinho na sua casa pra receber aquelas crianças” (Tereza Cavalcante França). 
Na próxima terça-feira, 28/06, às 14 horas, no Clube Drink Som, a Secretaria de Educação de Pio XII promoverá o evento de lançamento da obra na sede do município.