sexta-feira, 28 de março de 2014

Descaso: casa onde morou Aluísio Azevedo pode virar estacionamento


A Academia Maranhense de Letras (AML) divulgou nessa quarta-feira (26) uma nota na qual condena a destruição do imóvel onde morou o escritor maranhense Aluísio Azevedo, na Rua do Sol, no Centro de São Luís, para construção de um estacionamento privado. Segundo a nota, a destruição do imóvel para essa finalidade é considerado um crime de lesa-cultura.
De acordo com o presidente da AML, Benedito Buzar, e que também assina a nota, o imóvel onde Aluísio Azevedo escreveu o romance O Mulato (obra pioneira do naturalismo no Brasil), é uma parte importante da cultura e da história e por isso deve ser preservado. "Esse é o crime de lesa-cultura, pois é prejudicial para ela. Estão destruindo uma coisa que faz parte do patrimônio da cidade, com um significado histórico muito grande", disse o professor, que denunciou ainda que o poder público foi omisso, uma vez que deixou o casarão abandonado, o que aumentou a possibilidade de ele ser transformado em um estacionamento.

Denúncia

Em uma publicação feita no dia 12 deste mês, o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), trouxe à tona a situação do casarão onde morou o escritor maranhense Aluísio Azevedo. Segundo a publicação, "além do atual estado avançado de deterioração do imóvel, existe ainda a suspeita de que a casa estaria sendo preparada para, em breve, servir de estacionamento, prática que vem ocorrendo sistematicamente nos últimos anos no Centro de São Luís, onde casarões, moradas-inteiras e meias-moradas de propriedade de particulares vão sendo demolidas ou desfiguradas para dar lugar a estacionamentos".
De acordo com a Superintendência Estadual do Patrimônio Histórico, órgão ligado à Secretaria Estadual de Cultura (Secma), as obras para a construção de um estacionamento de veículos no casarão histórico, são ilegais e que os responsáveis pelos serviços serão notificados.

Confira abaixo a nota na íntegra:

A Academia Maranhense de Letras, reunida nesta data, cumpre o dever de manifestar profunda consternação em face do crime de lesa-cultura perpetrado contra o imóvel situado na Rua do Sol, 567, parcialmente destruído para servir de estacionamento de aluguel, cabendo consignar que no mirante desse imóvel o escritor Aluísio Azevedo compôs o romance O Mulato, obra pioneira do naturalismo no Brasil.


Se nada for feito, a casa onde viveu o autor de "O Mulato" e "O Cortiço" pode desaparecer. 

sexta-feira, 14 de março de 2014

Secretaria de Educação de Pio XII convoca educadores para aderir à greve nacional


GREVE NACIONAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO

Na próxima semana, nos dias 17, 18 e 19, os professores da educação básica irão fazer uma greve nacional. A greve tem como reivindicações:
# Que os royalties do petróleo sejam investidos na valorização dos educadores;
# Carreira e jornada para todos os profissionais da educação;
# Contra a proposta de reajuste dos governadores e o INPC;
# 10% do PIB para a educação básica;
# Pelo cumprimento da lei do piso;
# Votação imediata do Plano Nacional de Educação (PNE).
A Secretaria Municipal de Educação de Pio XII sabe que só teremos uma educação de qualidade social quando os educadores forem plenamente valorizados, por essa razão, apoiamos a greve nacional dos dias 17, 18 e 19 de março.
Nesses 14 meses de gestão, temos procurado fazer a coisa certa, direcionando as nossas ações em prol do respeito aos educadores, às leis e ao bem público. Assim, uma de nossas primeiras medidas, no início de 2013, foi pagar a todos os profissionais da educação os salários de dezembro de 2012 que não tinham sido pagos na gestão passada.
Cumprindo a lei, autorizamos ao sindicato da categoria, o Sinproesemma, que três dos seus dirigentes ficassem fora da sala de aula para o desempenho do exercício sindical, sem prejuízo dos seus salários. Apesar de essa medida representar tão somente o cumprimento da lei, foi, no entanto, a primeira vez que uma entidade sindical teve esse direito respeitado em Pio XII.
Como foi a primeira vez também que uma entidade sindical pôde enfim atuar sem ser vítima de perseguições, como era comum acontecer nos governos anteriores. Hoje, para discutir os problemas da categoria, o Sinproesemma é o primeiro a ser convidado e ouvido pela Secretaria de Educação de Pio XII em decisões fundamentais que envolvem aspectos da carreira docente.
Em meio à crise financeira nacional que atinge as prefeituras das cidades pequenas, temos procurado cumprir a lei do piso e, apesar dos problemas enfrentados e de alguns desacertos no meio do caminho, hoje todos os profissionais da educação do município de Pio XII estão com seus salários em dia. Nesse momento estudos técnicos são realizados para a efetivação do reajuste do FUNDEB que contemplem já os profissionais que entregaram suas titulações acadêmicas até o dia 28 de fevereiro.
Sabendo que os educadores precisam de apoio para a boa realização de suas atividades, a Secretaria de Educação de Pio XII não poupou esforços para a realização do 1º e do 2º Fórum Municipal de Educação, dando aos professores o suporte teórico necessário para a sua prática docente.
Enfim, Pio XII vive novos tempos na educação. Isso não quer dizer que os nossos problemas educacionais foram solucionados. Não. A novidade é que hoje os problemas não são escamoteados, são enfrentados e compartilhados, numa perspectiva que mostra que todos – entes federais, estaduais e municipais, sindicato, prefeitura, população – todos são corresponsáveis pela luta por uma educação com qualidade social.
Assim, são grandes os desafios, muitos dos quais requerem que o governo brasileiro invista mais em educação. Como melhorar a infraestrutura das escolas, melhorar o salário dos professores, construir creches e garantir uma boa formação para os educadores se o Brasil investe tão pouco em educação? Por esse motivo, duas reivindicações essenciais são: que os royalties do petróleo sejam direcionados para a educação e que os investimentos em educação atinjam 10% do Produto Interno Bruto.
Dessa forma, convocamos todos os profissionais da educação da rede municipal de ensino de Pio XII para aderir à greve nacional dos dias 17, 18 e 19 de março. Vamos parar o Brasil em defesa de uma melhor educação em nosso país.
Iara Adriana Araújo Portilho (Secretária Municipal de Educação de Pio XII)

Iracélia Naiva de Oliveira (Secretária Adjunta de Educação de Pio XII)